Alimentos e nutrientes:
- Nutrição:é definida como um conjunto de processos que vão da ingestão do alimento até sua assimilação pelas células. Nossa espécie tem nutrição heterotrófica, pois utilizamos outros organismos como fonte de alimento e onívora, pois temos uma alimentação que inclui produtos de origem vegetal e animal. Os tipos e as quantidades de alimentos que ingerimos compõem a dieta, que precisa conter carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais, vitaminas e água. Essas substâncias são chamadas genericamente de nutriente, originam as fontes de energia e de matéria-prima para o funcionamento das células.
- Nutrientes energéticos: carboidratos e lipídios.
- Nutrientes plásticos: proteínas.
- Nutrientes essenciais: substâncias nutritivas não produzidas pelo nosso corpo e têm de ser obtidas pela dieta, como é o caso das vitaminas.
->A desnutrição na infância compromete o desenvolvimento físico e mental das pessoas. A desnutrição de crianças com dietas pobres em proteínas é chamada de Kwashiorkor que é caracterizada por um grande inchaço no abdome e prejuízos ao desenvolvimento do sistema nervoso.
->A subnutrição resulta da ingestão de alimentos em quantidades insuficientes para suprir a demanda energética do organismo, quadro sintomático conhecido como marasmo.
- Vitaminas, sais minerais e água:
-> Vitaminas: são essenciais para o metabolismo e são substâncias orgânicas.
->Sais minerais: são nutrientes inorgânicos que fornecem elementos químicos importantes como cálcio, fósforo, ferro e enxofre, entre outros.
-> A água é essencial à vida.
Organização do sistema digestório:
- A ingestão dos alimentos, sua digestão e a absorção dos produtos resultantes são realizadas por órgãos que juntos formam o sistema digestório, sendo formado por um longo tubo chamado tubo digestório ou gastrointestinal, e por glândulas associadas, como as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado.
- A abertura de entrada do tubo digestório é a boca, rodeada pelos lábios que auxiliam a obtenção de alimento. No interior da boca localizam-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão. Na boca abrem-se ductos provenientes de três pares de glândulas, que produzem e liberam na cavidade bucal um fluido denominado saliva. À boca segue-se a faringe, situada na região da garganta, que leva ao esôfago, um tubo fino e de paredes musculosas que atravessa o diafragma (membrana musculosa que separa o tórax do abdome) e desemboca no estômago. O estômago é uma bolsa de paredes muscolomembranosas, que fica no lado esquerdo superior do abdome.