terça-feira, 11 de agosto de 2020

Tecidos musculares

Os músculos representam, em média, 40 por cento de nossa massa corporal e são responsáveis pelos nossos movimentos. Os músculos são formados por tecido muscular.

Tecido muscular: características e classificação - Brasil Escola

  • Tipos de tecido muscular:
- Tecido muscular estriado esquelético: constitui a maior parte da musculatura dos vertebrados, originando o que se denomina popularmente de "carne". Esse tipo de musculatura está preso aos ossos. Suas fibras apresentam estrias (faixas) transversais, regularmente dispostas ao longo de seu comprimento. Os músculos estriado esquelético podem contrair-se voluntariamente.
-> Estrutura da fibra muscular estriada esquelética: os miócitos são chamados de fibras musculares estriadas esqueléticas também, cada miócito é um sincício, ou seja, uma estrutura celular resultante da fusão de inúmeras células. Os mioblastos produzem grande quantidade de proteínas; actina e miosina são algumas delas. Uma miofibrila, ou miofilamento, é uma estrutura cilíndrica, que percorre toda a fibra muscular no sentido longitudinal. Cada fibra muscular estriada esquelética é envolvida por uma rede delicada de tecido conjuntivo, chamada endomísio, que possui capilares sanguíneos responsáveis por sua nutrição e oxigenação, e terminações nervosas, que controlam sua contração. O endomísio é uma continuidade de uma camada mais espessa de tecido conjuntivo, camada perimísio, que envolve grupos de fibras musculares e possui vasos sanguíneos maiores e nervos. O perimísio, por sua vez, é uma continuidade de uma camada ainda mais densa de tecido conjuntivo que envolve todo o músculo, o epimísio. O epimísio, o perimísio e o endomísio aglutinam-se nas extremidades dos músculos, onde estes se conectam a tendões ou a outras estruturas conjuntivas, conferindo grande resistência à musculatura, pois distribui as forças de tensão entre os vários níveis da estrutura muscular.

Tecido muscular esquelético - Só Biologia

-> Componentes da fibra muscular: a membrana plasmática que envolve cada miócito recebe o  nome de sarcolema e o citoplasma é chamado de sarcoplasma. O número de núcleos de um miócito varia de acordo com seu tamanho. Os núcleos são ovais e localizam-se abaixo da membrana plasmática, comprimido entre ela e o citoesqueleto formado pelas miofibrilas.
Fisiologia do tecido muscular | Fisiologia, Tecido muscular, Muscular
A membrana plasmática da fibra estriada esquelética se dobra para o interior do sarcoplasma, originando os túbulos T, que se dispõem perpendicularmente ás miofibrilas. A fibra muscular estriada possui grande quantidade de retículo endoplásmatico não granuloso, sendo chamado retículo sarcoplasmático, suas bolsas envolvem as miofibrilas e desempenham papel importante na contração muscular.  No citoplasma da fibra esquelética, há também muitas mitocôndrias, que produzem energia usada na contração muscular, além de grânulos de glicogênio, que formam a fonte energética para o trabalho muscular. A coloração avermelhada dos músculos está relacionada a mioglobina.
->  Organização das miofibrilas: possuem um padrão de faixas ou estrias transversais, cada unidade de repetição, denominada miômetro ou sarcômero, é delimitada de linhas Z. Os miômeros distinguem-se três faixas. As faixas mais escuras correspondem aos locais onde os filamentos de actina se sobrepõem aos de miosina. As faixas mais claras correspondem às regiões onde esses filamentos não estão sobrepostos. Nas faixas claras laterais, denominadas bandas I, não há filamentos de miosina, já na faixa clara central, denominada zona H, não existe filamentos de actina. A porção central dos miômeros correspondente à localização dos filamentos de miosina, recebe a denominação de banda A. Os filamentos de actina são formados por duas moléculas da proteína unidas de forma helicoidal e possuem sítios de ligação com a miosina. Os filamentos de actina se associam a moléculas de duas outras proteínas, a troponina e a tropomiosina. As moléculas de miosina têm bastonetes relativamente longos. Os filamentos de actina são arranjados paralelamente, com uma de suas extremidades livre e a outra ancorada em um disco de proteínas não contráteis que marca o limite entre dois miômeros adjacentes, o disco Z. Os filamentos de actina dispõem-se de forma irregular na superfície do disco Z, cada um ocupando um dos vértices de um hexágono imaginário. No centro de cada um desses conjuntos de actina, fica a extremidade de um filamento de miosina. A outra extremidade do filamento de miosina dispõem-se no centro de outros seis filamentos de actina provenientes do outro disco Z. A contração muscular ocorre quando os filamentos de actina deslizam sobre os filamentos de miosina, aproximando os discos Z e diminuindo o comprimento do miômero. 

-Tecido muscular estriado cardíaco: é encontrado apenas no coração. É composto por células dotadas de um único núcleo. As fibras musculares cardíacas apresentam estrias transversais, as células são envolvidas por um fino envoltório de filamentos de proteína, o endomísio, mas não possui perimísio nem epimísio. Células musculares cardíacas têm ramificações que se conectam umas às outras. A conexão entre elas ocorre nos discos intercalares. A musculatura cardíaca tem contração involuntária.

- Tecido muscular não estriado ( ou tecido muscular liso): também conhecido como tecido muscular visceral, está presente em órgãos internos. São formados por células uninucleadas, alongadas e com extremidades afiladas. Não apresentam estriação transversal. Seu movimento é involuntário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dinâmica da atmosfera

A atmosfera e os movimentos da Terra:  - A atmosfera é a camada de gases que envolve terra. - As camadas da atmosfera: a maior parte dos fen...