Todos os animais e plantas são organismos multicelulares, constituídos por um número de células que varia de dezenas a trilhões. Nesses organismos, as células estão organizadas em tecidos, conjuntos celulares que realizam várias funções. O corpo humano apresenta quatro tecidos básicos; epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. A Histologia é o ramo da Biologia que estuda os tecidos. Os tecidos epiteliais chamados também de epitélios possuem como principais funções: absorção e secreção de substâncias, proteção corporal e percepção de sensações. Dependendo da sua função são classificados em dois tipos principais: epitélios de revestimento e epitélios glandulares.
- Epitélios de revestimento: são classificados de acordo com o número de camadas celulares e de acordo com a forma das células.
- Epitélios glandulares:
Glândulas exócrinas possuem um canal ou ducto, por onde as secreções são eliminadas para fora do corpo ou para cavidades internas de órgãos.
Exemplos: glândulas sudoríparas e salivares.
Glândulas endócrinas não apresentam ducto e eliminam hormônios diretamente no sangue.
Exemplo: glândula tireóidea.
OBS: o pâncreas desempenha funções endócrinas e exócrinas.
- Origem das glândulas: As glândulas originam-se na fase embrionária da vida, sempre a partir de uma superfície epitelial. As células epiteliais se multiplicam e formam um cordão celular, que se aprofunda nos tecidos mais internos. Nas glândulas exócrinas, a parte mais profunda do cordão de células se desenvolve e assume a função secretora e o restante do cordão celular forma o ducto, que elimina as secreções. Nas glândulas endócrinas, a parte mais profunda do cordão celular isola-se da superfície epitelial e não se forma ducto. As secreções são eliminadas para vasos sanguíneos.
Estrutura e função dos tecidos conjuntivos:
- Características gerais dos tecidos conjuntivos:
- Tecidos conjuntivos propriamente ditos: dividido em denso e frouxo.
- Tecidos conjuntivos especiais: dividido em modelado e não modelado.
-> Os tecidos conjuntivos especiais são: tecido adiposo, formado por células que armazenam gordura; tecido cartilaginoso, que constitui as cartilagens; tecido ósseo, que constitui os ossos; tecido hematopoiético, que forma as células sanguíneas.
- O tecido adiposo possui células adiposas, ou adipócitos, especializados no armazenamento de substâncias lipídicas ( triglicerídeos). Os adipócitos formam-se de células indiferenciadas presentes no próprio tecido, as células mesenquimatosas.
- Tecidos conjuntivos propriamente ditos:
- Tecido conjuntivo denso: caracteriza-se por possuir grande quantidade de fibras e pode ser dividido em dois tipos.
-> Tecido conjuntivo denso não modelado: chamado também de tecido conjuntivo denso fibroso ou denso irregular, é relativamente pobre em células e rico em fibras colágenas entrelaçadas em três direções, conferindo-lhe resistência e elasticidade. Esse tecido está presente nas cápsulas protetoras que envolvem vários órgãos internos, como rins, baço, fígado e testículos etc.
-> Tecido conjuntivo denso modelado: chamado também de tecido denso tendinoso, caracteriza-se por possuir grande quantidade de fibras colágenas orientadas paralelamente e em alto grau de compactação, o que o torna muito resistente e pouco elástico. Formam os tendões e os ligamentos que ligam os ossos entre si.
- Células dos tecidos conjuntivos propriamente ditos:
-> Os fibroblastos são os tipos celulares predominantes.
Tecidos epitelial e conjuntivo na pele humana
- Características estruturais da pele:
- A derme da pele humana: é constituída por tecido conjuntivo que garante o suporte e a nutrição das células da epiderme. A derme é rica em fibras proteicas. As principais células dérmicas são os fibroblastos, responsáveis pela a produção de fibras proteicas e da substância gelatinosa que preenche os espaços intercelulares, substância fundamental. As fibras proteicas da derme podem ser de três tipos básicos: fibras colágenas ( mais espessas e resistentes), fibras elásticas ( mais finas e elásticas) e fibras reticulares ( ainda mais finas e entrelaçadas). A primeira camada dérmica localiza-se abaixo da epiderme, é denominada camada papilar, pois possui muitas saliências- as papilares dérmicas- que se encaixam em reentrâncias da epiderme. Da camada papilar partem fibras finas da proteína colágeno, que se ancoram fortemente à epiderme. Das camada papilar partem as fibras finas da proteína colágeno, que se ancoram fortemente à epiderme, garantindo a sua perfeita união à derme. Sob a camada papilar está localizada uma camada mais espessa, a camada reticular, formada por um tecido conjuntivo mais denso e rico em fibras elásticas, mas que possui menos células do que a camada papilar. Na camada reticular há vasos sanguíneos, vasos linfáticos e terminações nervosas. Abaixo da camada reticular da derme existe um tecido conjuntivo frouxo, a tela subcutânea ( ou hipoderme), rica em fibras e em células que armazenam gordura.
- Funções da pele humana:
- Proteção.
- Regulação da temperatura corporal.
- Percepção sensorial.
- Anexos epidérmicos:
-Unhas.
- Glândulas sebáceas: são pequenas bolsas formadas por células epiteliais glandulares, localizadas junto aos folículos pilosos, nos quais lançam sua secreção oleosa para lubrificar.
- Glândulas sudoríparas: eliminam suor para resfriar o corpo.
Tecidos conjuntivos especiais
- Tecido cartilaginoso:
- O tecido cartilaginoso deve sua rigidez e consistência à matriz extracelular produzida e secretada por células chamadas condroblastos. Após certo tempo passam a ser chamadas de condrócitos.
- Tecido ósseo:
- Tecido hematopoiético:
Nenhum comentário:
Postar um comentário