sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Ditadura

Como tudo começou:

No dia 1°de Abril de 1964, os militares ocuparam vários órgãos públicos e começaram a prender estudantes, sindicalistas, políticos, intelectuais, funcionários públicos e militares que fossem contrários. Os militares passaram a governar o país por meio dos Atos Institucionais (AIs) com a finalidade de implantar a ditadura e fortalecer o Executivo. O AI-1 permitiu a cassa de mandatos, acabou com os direitos de muitas pessoas e instalou uma nova eleição feita de forma indireta.

Castello Branco:
Ao ser eleito, deu início ao seu projeto capitalista para evitar o avanço comunista; cortou os investimentos, aumentou os impostos, provocou o desemprego e o fim de empresas, uniu-se a Aliança para o Progresso e instalou a Lei Anti-greve e a Lei  de imprensa. Criou o Serviço Nacional de Informações ( SNI), que colaborava com a gestão de Informações do regime.

Eleições para governador:
Foi instalado o AI-2 :
-Implantou eleições indiretas para presidente.
-Deu ao presidente o poder de baixar decretos relativos a Segurança Nacional.
- Formou um sistema bipartidário: a Aliança Renovadora Nocional (arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

O Governo de Costa e Silva:
-As pessoas continuaram protestando e reivindicando os seus direitos.
- O movimento estudantil organizou A Passeata dos Cem mil.
- Temendo o boicote do desfile de 7 de setembro, foi instalado o AI-5, que permitia o presidente fechar o Congesso Nacional.

Governo Médici:
- Buscou fortalecer os órgãos de repressão e inteligência.
- Criou o Destacamento de Operações e Informações e o Centro de Operações de Defesa Interna.

"O Milagre Econômico" brasileiro:
A economia brasileira cresceu bastante, destacando-se a produção industrial e as exportações. Esse mérito foi conseguido através de empréstimos a juros baixos. A economia brasileira cresceu em média 11% ao ano.

A Integração dos povos indígenas:
-Fundação Nacional dos Índios: Causou a corrupção e a violação dos direitos indígenas.
-Plano de Integração Nacional (PIN): Foi influenciado pelo "Milagre econômico", tinha como meta aumentar o capitalismo, por meio de obras na infraestrutura, mas a população e as terras indígenas deveriam ser removidas.

Propaganda política:
O Governo transmitia uma boa visão da Ditadura ( de crescimento econômico e bem-
estar- social)  através da mídia.

O movimento estudantil:
O prédio da União Nacional dos Estudantes foi incendiado por civis que apoiavam a Ditadura, pois o mesmo representava a luta contra o autoritarismo. Nesse local ocorriam peças de teatro, música, cinema e literatura elelaborados pelo Centro Popular de Cultura (CPC).

Os proprietários contra a Ditadura:
Os operários tentaram reivindicar os seus direitos com a paralisação das máquinas da Cobrasma e logo em seguida várias outras importantes fábricas foram paralisadas.

A luta armada:

  • Vanguarda Popular Revolucionária: organização socialista formada principalmente por militares de esquerda.
  • Aliança Libertadora Nacional (ALN): Nascida no interior do Partido Comunista Brasileiro (PCB); eram contrários à luta armada, faziam vários assaltos a bancos para arrecadar fundos.
  • Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8): Organizaram o sequestro do embaixador dos EUA ( Charles Elbrick).
  • Guerrilha da Oraguia: Tinha a meta de mobilizar os camponeses para lutarem pela reforma agrária.
A Cultura contra a Ditadura:
  • Cantando a Revolução: Geraldo Vandré compôs a música Pra não dizer que não falei das flores que se transformou em um hino de resistência. Chico Buarque também fez a sua crítica com a música Apesar de você, ambas foram censuradas.
  • A crítica em cena: Alguns grupos teatrais como o Teatro de Arena e o Teatro Oficina criticavam a ideia de que a população deveria reagir passivamente diante aos acontecimentos.
  • A Revolução no cinema: O movimento chamado de cinema novo defendia a abordagem de problemas no Brasil em filmes de baixo custo.
A abertura "lenta, gradual e segura":
Em 1974, O general Ernesto Geisel assumiu o poder, assegurando promover a democracia, mas muitas pessoas continuaram sendo torturadas.

Novas mobilizações: Com o crescimento dos opositores o governo recuou no processo de abertura e lançou o Pacote de Abril, fechando o Congresso por catorze dias e aprovando outras medidas mais rígidas.

Movimento Negro:
 Em 1978, surgiu o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial (MNUCDR), que depois se tornou Movimento Negro Unificado ( MNU), esse movimento lutava contra a discriminação racial. 

A lei da Anistia:
Lei que libertou todos os presos políticos e anistiou os agentes do Estado que praticaram crimes de tortura.

A Redemocratização no Brasil:
  • A campanha das diretas já: a população manifestava e queria a aprovação da campanha Diretas já.
  • Crise econômica e transição política: José Sarney que assumiu o lugar de Tancredo Neves aprovou o Plano Cruzado, previa o congelamento dos preços e dos aluguéis e reajustes automáticos dos salários sempre que a inflação atingisse 20%, Mas esse plano não teve êxito.
O que resta da Ditadura?
Diferentemente dos outros países o Brasil ainda não puniu os responsáveis por esse período violento e obscuro.














2 comentários:

Dinâmica da atmosfera

A atmosfera e os movimentos da Terra:  - A atmosfera é a camada de gases que envolve terra. - As camadas da atmosfera: a maior parte dos fen...