- Características:
O sangue é considerado um tipo de tecido conjuntivo, pois apresenta grande parte de matriz extracelular, o plasma sanguíneo, um líquido amarelado, constituído por água, sais minerais e diversas proteínas, representando cerca de 55% do volume sanguíneo. O sangue possui importantes funções; transporta gás oxigênio e nutrientes para as células, recolhe o gás carbônico delas e também combate invasores.
- Tecido hematopoiético ou hemocitopoéticos:
- O tecido que produz as células do sangue é o tecido hematopoiético ou hemocitopoético, localizado no interior de certos ossos, constituindo a medula óssea vermelha.
- A medula óssea vermelha é uma rede de tecido conjuntivo frouxo, que contém conjuntos de células-tronco hematopoiéticas e uma vasta rede de sinusoides sanguíneos, capilares expandidos com forma irregular e descontinuidades nas paredes, as células-tronco hematopoiéticas são multipotentes, sendo capazes de originar vários tipos de células sanguíneas. Elas descendem diretamente das células-tronco embrionárias, que são totipotentes, sendo capazes de originar qualquer tipo de célula.
- As células-tronco mieloides darão origem às hemácias, às plaquetas e aos glóbulos brancos, já as células-tronco linfoides originam os linfócitos B e T.
- O timo é um órgão localizado sobre o osso esterno, na altura do coração,com o passar dos anos diminui de tamanho, tecidos como o timo, onde se concentram linfócitos são chamados de tecidos linfoides.
- Plasma sanguíneo:
- As albubinas constituem metade do conteúdo proteico do plasma sanguíneo.
- As imunoglobulinas, atuam como anticorpos, defendendo o corpo humano.
- Contém proteínas responsáveis pela coagulação do sangue.
- Hemácias:
- As hemácias dos mamíferos não têm núcleo, nos outros vertebrados elas possuem núcleo, mas ele não é funcional.
- Homens adultos saudáveis possuem entre 4,1 e 6 milhões, já as mulheres adultas saudáveis possuem entre 3,9 e 5,5 milhões por mm3.
- Possuem vida curta, durando de 100 a 120 dias.
- São continuamente formadas na medula óssea vermelha, processo chamado de eritropoese.
- Hemoglobina:
- Cada uma delas combinada a um grupo heme, cada um por sua vez é ligado a uma molécula de gás oxigênio, formando o complexo oxiemoglobina.
- Anemia:
-Pode ocorrer por causa de hemorragias, doenças que afetam as hemácias normais ou falta de ferro no organismo.
- Siclemia ou anemia falciforme, é uma forma hereditária de anemia, altera o gene que codifica a cadeia beta da hemoglobina, fazendo que as hemácias adquiram formato de foice, prejudicando a circulação do sangue e causando deficiência no transporte de gás oxigênio.
- Leucócitos:
- Há entre 4 mil e 12 mil leucócitos em cada mm3 de sangue humano.
- Sua função é defender o organismo contra microorganismos invasores e substâncias estranhas.
- Os neutrófilos possuem a função de fagocitar bactérias e outros microorganismos que invadam o corpo.
- Os eosinófilos ou acidófilos têm a função de combater invasores de grande porte.
- Os basófilos liberam histamina que provoca o aumento da permeabilidade dos capilares sanguíneos, facilitando a saída de anticorpos e de neutrófilos para os locais que possuem invasores a serem combatidos. Os basófilos liberam também heparina que tem propriedades anticoagulantes.
- Os monócitos apresentam atividade fagocitária, filtram a linfa, retirando dela resíduos e invasores.
- Os linfócitos, originados de células-tronco linfoide da medula óssea podem ser de dois tipos; linfócito B: são especializados na produção de anticorpos e lifócito T: podem ser auxiliadores citóxicos ou reguladores.
- Plaquetas:
- Originaram-se a partir das células megariócitos, as quais surgem de células-tronco hematopoiéticas.
- Auxiliam na coagulação sanguínea.
- Coagulação do sangue:
Nenhum comentário:
Postar um comentário