- Os leitores dos textos:
- A participação do leitor com o autor é sempre indireta.
- O autor deve considerar o perfil dos interlocutores.
- O interlocutor universal: o perfil do interlocutor na maioria das vezes é mais genérico.
- Os textos científicos dirigem-se a interlocutores com perfil mais específico.
-> Textos criados para interlocutores específicos: são usados para convencer o interlocutor a comprar um produto ou uma ideia.
OBS: não confunda interlocutores específico com leitores reais que de fato lerão o texto.
- O texto e seu contexto:
- Contexto: é o conjunto das circunstâncias ( sociais, políticas, históricas, culturais, etc) a que um texto se relaciona.
- A relação entre contexto e interlocução: para produzir um texto precisamos escolher quais informações contextuais devem ser fornecidas para que seu sentido possa ser construído por seus interlocutores.
OBS: não é possível escrever um bom texto sem entender sobre contexto e interlocutores, presentes em qualquer situação de interlocução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário