domingo, 26 de julho de 2020

Tendências simbolistas e decorativas nas artes e na literatura

- Opondo-se ao caráter sensorial do Impressionismo, os artistas simbolistas buscaram apreender valores transcendentes, como o belo, o verdadeiro e o sagrado nas artes decorativas.
- Telas mais famosas de Gustav Klimt:             
Tela para Quadro 50x70 - O Beijo - Gustav Klimt no Elo7 | Monte ...Retrato de Adele Bloch-Bauer I – Wikipédia, a enciclopédia livre

Klimt representou Adele em um ambiente opressivo. Apresentou uma mulher enclausurada por sua sua riqueza e importância, em uma espécie de prisão social.
- Obra de Beatriz Milhazes:
Suculentas Beringelas | Enciclopédia Itaú Cultural

-> É composta por padrões iconográficos desenvolvidos pelos artistas.

  • Contexto histórico do simbolismo:
- Depois da euforia do racionalismo, do cientificismo e de outras correntes filosóficas e sociológicas que surgiram na Europa no século XIX,  percebe-se nas últimas décadas desse período uma grande desilusão e um crescente desapontamento dos artistas perante o fracasso das ideias desenvolvimentistas e da tentativa frustrada de transformação da sociedade burguesa industrial. Para retratar esse "desencanto" era preciso rejeitar os preceitos da poesia parnasiana e valorizar não a descrição e a objetividade, mas a sugestão e a musicalidade, surgindo o Simbolismo.

  • A estética simbolista: 
- A arte devia se uma síntese entre a percepção dos sentidos e a reflexão intelectual, transcendendo a realidade aparente. Os poetas simbolistas usavam uma linguagem indireta e figurada.  As principais características da estética simbolistas são:
-> Predominância da sugestão do vago, do impreciso.
-> Busca da musicalidade nos versos.
-> Emprego de sinestesia.
-> Valorização do mistério, da alma.
-> Misticismo, espiritualismo.
-> Distanciamento da realidade objetiva.
-> Valorização do inconsciente, do sonho.

  • Simbolismo no Brasil: 
- Iniciou-se com a publicação das obras Missal e Broquéis do poeta Cruz e Sousa.

  • O teatro simbolista:
- Rejeitava a abordagem da vida real.
- Maurice Maeterlinck e Henrik Ibsen e William Butler Yeats tornaram-se consagrados autores simbolistas.
- O teatro simbolista no Brasil: a produção teatral é pequena, os principais dramaturgos são; Roberto Gome, com Canto sem palavras e João do Rio, pseudônimo de Paulo Barreto, com Eva. Em 1933, Paulo Magalhães montou A comédia do coração, na qual estão presentes personagens simbólicos, como a dor, a paixão e o ciúme.

  • O simbolismo e sua relação com o Impressionismo:
- O simbolismo era caracterizado por ideias imateriais, por emoções e espiritualidade.
- Gustave Moreau, Pierre Puvis de Chavannes e Odilon Redon foram artistas de destaque do simbolismo. 
- É um estilo que não é unitário ou uniforme, e sim receptivo a muitas conquistas formais da arte moderna. 
- Foi uma corrente com fortes conexões literárias, que pretendeu converter a arte em paraíso artificial, em refúgio de beleza e felicidade, além da poética do objeto representado.
- Com a difusão do Simbolismo para outras regiões da Europa, muitos artistas foram influenciados.
- Artistas relevantes:
-> Klimt: retornou aos temas mitológicos, misturando-os a alegorias ancestrais das culturas austríaca e alemã e conferindo a eles forte carga sensual e psicológica. Ele era grande admirador do corpo feminino, e em suas telas da fase dourada, compostas por fragmentos de cor que lembram mosaicos decorativos, a mulher é simultaneamente mensageira da vida e da morte.

  • A modernização da escultura:
- Submissão à realidade, que tende a apresentar-se como algo que se desvanece, fruto de uma visão fugaz.
- A possibilidade de sugerir um impulso espiritual, simbólico, além da matéria.
- O artista que melhor sintetizou as duas características acima foi Auguste Rodin.

  • A arquitetura Art Nouveau:
- Traços característicos:
pode-se identificar as características básicas: de um lado, certa preferência pela ornamentação curvilínea, de caráter naturalista; de outro pelo refinamento no emprego de todo tipo de materiais, inclusive o ferro, mas trabalhados artesanalmente e aproveitando todas as suas possibilidade plásticas, como cor e textura. Apesar de ter grande destaque na arquitetura, o Art Nouveau não foi um estilo exclusivamente arquitetônico; houve também manifestações nas artes aplicadas, como as artes gráficas, o mobiliário e a ilustração. 
- Formas curvilíneas: 
-> Formas onduladas.
- O caso britânico: 
-> Na Grã-Bretanha se desenvolveu anteriormente um movimento chamado Arts E Crafts ("artes e ofícios", em inglês), voltado para o desenho artesanal de objetos utilitários, e que se contrapunha à vulgarização da fabricação industrial. Ainda que seu objetivo fosse contrário, essa proposta utópica e etilista influiu decisivamente sobre a necessidade de conceber uma forma própria para os objetos, construções e ilustrações gráficas, que não haviam "pedido emprestado" sua forma da história.
- A singularidade de Gaudí: seus resultados apresentam semelhanças com a vertente orgânica da Art Nouveau franco-belga, por trás de suas representações, há um profundo sentido religioso.

  • A musicalidade na primeira metade do século XX:
- A nova atitude estética: preocupou-se mais com a própria linguagem musical e suas possibilidades, inclinando-se por uma posição que valorizava a música pelo que tinha de arquitetura sonora, por suas possibilidades de construção técnica e intelectual. A música converteu-se em arte popular.
- Principais correntes musicais: 
-> Neoclassicismo: foi a corrente dominante e suas mais importantes correntes foram:
O antirromantismo, uso intensivo da tonalidade, dodecafonismo,  que partia de uma ordenação das doze notas da escala cromática e o nacionalismo.
- Música nacionalista no Brasil:
-> Francisco Manuel da Silva, Leopoldo Miguez, Henrique Oswald e Alexandre Levy, Heitor Villa-Lobos, Rodamés Gnattali, Camargo Guarnieri e Albert Nepomuceno.

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