- O legado da Grécia para o mundo contemporâneo:
- A Grécia é marcada por um relevo montanhoso e por um clima mediterrâneo.
A Grécia:
- A civilização minoica:
- A escrita dessa cultura era denominada Linear A, mas ainda não foi decifrada pelos estudiosos.
- Em cerca de XVI a. C., o território cretense começou a ser ocupado por micênios, também conhecidos como aqueus, que introduziram na Grécia o carro de guerra e iniciaram o dialeto que originou a língua grega.
- A civilização micênica:
- Sua escrita foi encontrada em vasos e os estudiosos conseguiram decifrá-la.
- Estudos revelaram uma vasta cultura material.
- O poder era centralizado.
- As decisões políticas eram responsabilidades dos reis.
- Em aproximadamente 1200 a.C. entrou em declínio.
-> Pode ter sido causado por migrações dos "povos do mar" ou por dificuldades econômicas.
- Testemunhos do período homérico:
- Odisseia: conta a história de Odisseu, chamado também de Ulisses e sua viagem de retorno a Ítaca depois da Guerra de Troia.
- Os poemas e a sociedade grega: foram usados na educação de jovens gregos.
A formação da pólis grega e a invenção da democracia:
- A pólis:
- O oikos era uma unidade social de produção, que unia as atividades do pastoreio, da agricultura e do artesanato.
- O comércio não possuía tanta importância.
- A comunidade podia participar do governo.
- Era uma pólis aristocrática.
- A crise social na pólis:
- A divisão das terras entre os herdeiros causou a diminuição do tamanho das propriedades, gerando o empobrecimento da população, que recorriam a empréstimos e ofereciam suas terras como pagamento, causando a concentração das terras nas mãos das aristocracia.
- A expansão colonial:
-> as colônias gregas não eram feitorias comerciais e nem mantinham dependência política.
-> ofereciam serviços e manufaturas às colônias.
- As reformas sociais:
-A nobreza enriquecia rapidamente.
- Os cidadãos passaram a questionar o poder da aristocracia.
- Sólon foi convidado para formular leis, que controlassem a tensão social.
- Sólon e a cidade ateniense:
-> Abolição da escravidão por dívidas.
-> Organização censitária da sociedade
-> Criação de um tribunal de justiça.
OBS: não foram capazes de conter as revoltas e o general Pisístrato tomou o poder de Atenas e instalou a tirania.
- Atenas:
- Atuou contra os interesses do seu próprio grupo.
- Incluiu uma nova reforma das leis.
- Foi muito importante para implementar a democracia.
- Esparta:
- O órgão central da política era Gerúsia.
- Os cidadãos com mais de 30 anos podiam votar.
- Valorizavam a hierarquia.
O universo cultural da pólis:
- Os Jogos Olímpicos:
- O pensamento filosófico:
- Os primeiros filósofos preocupavam-se com a natureza.
- Sofistas e socráticos:
-> Sofistas: procuravam sistematizar o conhecimento e difundi-lo através da educação.
-> Socráticos: Sócrates levava as pessoas a reconhecerem a própria ignorância.
-> Platão foi o principal discípulo de Sócrates.
-> Aristóteles: criticava a preocupação voltada exclusivamente com a observação da natureza.
- A educação grega:
- As meninas continuavam morando em casa, mas recebiam também educação, dedicavam-se também ao afazeres domésticos.
- O teatro grego:
- Os atores apresentavam-se de máscaras e era proibido que as mulheres atuassem.
- Tragédia: apresentava temas míticos.
- Comédia: todos eram ridicularizados.
- A matemática grega:
- Pitágoras é um dos principais matemáticos.
A crise das póleis e a conquista macedônica
- As Guerras Médicas:
- Confederação ou Liga de Delos: tinha como finalidade organizar uma poderosa frota marítima, mas foi financiado o desenvolvimento cultural e social.
- A Guerra do Peloponeso:
- Os exércitos de Tebas venceram os antigos aliados espartanos e começaram o domínio tebano, que teve curta duração.
- O Império Macedônico:
- A cultura helenística originou-se com as conquistas macedônicas. Com a morte de Alexandre o Império foi dividido em três reinos, que foram conquistados pelos romanos.
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