quarta-feira, 25 de março de 2020

A civilização grega


  • O legado da Grécia para o mundo contemporâneo:
- Os gregos antigos colaboraram com várias áreas, como a filosofia, a matemática, o teatro, a literatura, a arquitetura e as artes.
- A Grécia é marcada por um relevo montanhoso e por um clima mediterrâneo.

A Grécia:

  • A civilização minoica:
Em aproximadamente 2200 a.C. surgiu na Ilha de Creta a civilização cretense ou minoica. Era constituída por um conjunto de Estados teocráticos, cuja a administração estava concentrada nos palácios de Creta.
- A escrita dessa cultura era denominada Linear A, mas ainda não foi decifrada pelos estudiosos.
- Em cerca de XVI a. C., o território cretense começou a ser ocupado por micênios, também conhecidos como aqueus, que introduziram na Grécia o carro de guerra e iniciaram o dialeto que originou a língua grega.

  • A civilização micênica:
- Organizou-se em palácios.
- Sua escrita foi encontrada em vasos e os estudiosos conseguiram decifrá-la.
- Estudos revelaram uma vasta cultura material.
- O poder era centralizado.
- As decisões políticas eram responsabilidades dos reis.
- Em aproximadamente 1200 a.C. entrou em declínio.
-> Pode ter sido causado por migrações dos "povos do mar" ou por dificuldades econômicas.


  • Testemunhos do período homérico:
- Ilíada: narra a Guerra de Troia ( a vingança pelo rapto da bela Helena).
- Odisseia: conta a história de Odisseu, chamado também de Ulisses e sua viagem de retorno a Ítaca depois da Guerra de Troia.
- Os poemas e a sociedade grega: foram usados na educação de jovens gregos.

A formação da pólis grega e a invenção da democracia:

  • A pólis:
- Depois da queda dos reis micênicos, os gregos começaram a se organizar em comunidades denominadas gene.
- O oikos era uma unidade social de produção, que unia as atividades do pastoreio, da agricultura e do artesanato.
- O comércio não possuía tanta importância.
- A comunidade podia participar do governo.
- Era uma pólis aristocrática.


  • A crise social na pólis:
- Ocorreu um grande aumento da população, fazendo que a produção de alimentos e áreas de cultivos aumentassem.
- A divisão das terras entre os herdeiros causou a diminuição do tamanho das propriedades, gerando o empobrecimento da população, que recorriam a empréstimos e ofereciam suas terras como pagamento, causando a concentração das terras nas mãos das aristocracia.
- A expansão colonial:
-> as colônias gregas não eram feitorias comerciais e nem mantinham dependência política.
-> ofereciam serviços e manufaturas às colônias.


  • As reformas sociais:
- A colonização não resolveu a questão agrária.
-A nobreza enriquecia rapidamente.
- Os cidadãos passaram a questionar o poder da aristocracia.
- Sólon foi convidado para formular leis, que controlassem a tensão social.
- Sólon e a cidade ateniense: 
-> Abolição da escravidão por dívidas.
-> Organização censitária da sociedade
-> Criação de um tribunal de justiça.
OBS: não foram capazes de conter as revoltas e o general Pisístrato tomou o poder de Atenas e instalou a tirania.

  • Atenas:
- Clístenes.
- Atuou contra os interesses do seu próprio grupo.
- Incluiu uma nova reforma das leis.
- Foi muito importante para implementar a democracia.

  • Esparta:
- Seu regime político era uma oligarquia.
- O órgão central da política era Gerúsia.
- Os cidadãos com mais de 30 anos podiam votar.
- Valorizavam a hierarquia.

O universo cultural da pólis:
  • Os Jogos Olímpicos:
- Era um festival grego que homenageava os deuses.

  • O pensamento filosófico: 
- A origem da pólis foi caracterizada pela elaboração da filosofia, que tentava explicar a vida humana.
- Os primeiros filósofos preocupavam-se com a natureza.
- Sofistas e socráticos: 
-> Sofistas: procuravam sistematizar o conhecimento e difundi-lo através da educação.
-> Socráticos: Sócrates levava as pessoas a reconhecerem a própria ignorância.
-> Platão foi o principal discípulo de Sócrates.
-> Aristóteles: criticava a preocupação voltada exclusivamente com a observação da natureza.

  • A educação grega:
- Aos 7 anos os meninos tornavam-se responsabilidade do Estado e deviam suportar a fome, o frio e etc, dedicando-se também às atividades físicas.
- As meninas continuavam morando em casa, mas recebiam também educação, dedicavam-se também ao afazeres domésticos.

  • O teatro grego:
- Era realizado em homenagem a Dionísio, deus do vinho.
- Os atores apresentavam-se de máscaras e era proibido que as mulheres atuassem. 
- Tragédia: apresentava temas míticos.
- Comédia: todos eram ridicularizados.

  • A matemática grega:
- Foi transformada em uma ciência.
- Pitágoras é um dos principais matemáticos.

A crise das póleis e a conquista macedônica
  • As Guerras Médicas:
-Os persas, comandados por Dario I, enviaram seu exército contra os atenienses, mas os gregos venceram..
- Confederação ou Liga de Delos: tinha como finalidade organizar uma poderosa frota marítima, mas foi financiado o desenvolvimento cultural e social.

  • A Guerra do Peloponeso:
- Atenas e Esparta guerrearam. Atenas não conseguiu manter a Liga de Delos.
- Os exércitos de Tebas venceram os antigos aliados espartanos e começaram o domínio tebano, que teve curta duração.

  • O Império Macedônico:
- Depois da conquista de Felipe da Grécia e da costa da Ásia Menor, o seu filho Alexandre Magno assumiu a política de conquistas após a sua morte e conquistou o Egito, a Pérsia, a Ásia Menor, a Mesopotâmia e o norte da Índia.
- A cultura helenística originou-se com as conquistas macedônicas. Com a morte de Alexandre o Império foi dividido em três reinos, que foram conquistados pelos romanos.




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