- A segunda geração romântica:
- Apresentavam o poeta isolado da sociedade.
- Incorporaram a imagem de um herói romântico que abrangem valores como a honestidade, o amor e o direito à liberdade. Por esses valores estão dispostos a sacrificar a própria vida.
- O projeto literário dos ultrarromânicos:
- Evasão da realidade.
- A solidão é culto a uma natureza mórbida e soturna.
- Idealização de uma mulher virginal e etérea.
- Os agentes do discurso:
-> A maioria eram jovens, que viajavam para São Paulo para cursar a faculdade de Direito no Largo.
-> O isolamento cultural que viviam representava uma condição de produção, as obras possuíam um caráter menos nacional.
-> A circulação dos textos ocorria nos salões, local frequentado pela elite.
- A poesia da segunda geração e o público:
- Locus horrendus: o cenário tinha características tempestuosa, raios, chuvas, ventos o caracterizavam. No sonho a natureza é positiva.
- A sedução da morte: a morte para os românticos possui sentido positivo, pois representa o fim da agonia de viver.
- A morte é ligada ao amor não correspondido.
- Amor e morte:
- O eu lírico chora por uma mulher de lábios pálidos.
- Desenvolveu-se a ideia do o amor sexualizado de forma negativa.
- A linguagem da poesia da segunda geração:
-> Marcada algumas vezes pela irracionalidade: exemplo; matéria impura.
- Casimiro de Abreu:
- Tratou os temas de forma sensível; a saudade, a natureza e o desejo.
- Não apresentava pessimismo e culpa.
- Leveza e suavidade:
-> Possui um olhar ingênuo para o amor e não associa as mulheres a uma imagem de morte.
-> Seus poemas traziam aspectos comuns.
->Apresentavam uma linguagem coloquial.
- Os belos dias da infância perdida: o sentimento amoroso aparece caracterizado pelo saudosismo e a infância foi imortalizada em seus versos,tendo uma visão positiva. A natureza apresenta um cenário paradisíaco do passado.
- A idealização da pátria.
- Álvares de Azevedo:
-> Angústias.
- Abordou a ironia.
- Lira dos vinte anos:
->Aborda o sentimentalismo e o egocentrismo.
-> Apresenta o fascínio pela morte.
-> Na segunda parte possui o sarcasmo, o humor e a ironia.
- Noite na taverna: narra as aventuras que envolvem o desejo carnal, mas o amor só é possível após a morte.
- Fagundes Varela:
- Trabalhou com a morte, com a solidão e com a inadaptação social.
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