domingo, 19 de julho de 2020

Socialização e controle social


  • Processo de socialização:
- Relação ente os indivíduos e a sociedade.
-É o processo de assimilação dos códigos e padrões culturais de um grupo social por parte dos diferentes indivíduos que o constituem.
- Socialização primária e socialização secundária:
Primária: alto grau de afetividade.
Secundária: processo iniciado na infância que continua pelo resto da vida.
Agente de socialização: os meios de comunicação de massa.
- Agentes de socialização:
-> Instituição social: conjunto relativamente estável de padrões culturais estabelecidos coletivamente e que servem de modelo para a construção da personalidade e das ações dos indivíduos.
- Grupos, instituições e categorias sociais:
-> grupos sociais primários: caracterizado pela proximidade.
-> grupos sociais secundários: as relações se pautam pela impessoalidade, sustentadas por regras e normas formais de organização.
-> grupos sociais intermediários: trabalhadores de uma mesma categoria profissional ou empresa, que atuam nos mesmos locais de trabalho, estabelecendo uma convivência prolongada e compartilhando experiências sociais semelhantes, tendem a desenvolver laços sociais similares àqueles encontrados nos grupos sociais primários.
-> categorias sociais: formadas por indivíduos que vivem experiências semelhantes, mas não estabelecem relações sociais diretas uns com os outros.
- Interação social: é o conjunto das influências recíprocas desenvolvidas entre indivíduos e grupos sociais. Para o sociólogo Erving Goffman, a interação social é realizada segundo as posições e os papéis executados por atores e grupos sociais e ocorre nas denominadas situações sociais, em um ambiente definido.
- Status e papéis sociais: todos os indivíduos têm uma ou mais posições de status. Os papéis sociais são os comportamentos socialmente esperados de indivíduos e grupos em determinada posição de status.


  • Controle social: 
- Normas.
- Para Durkheim o controle social seria formado por estruturas materiais e simbólicas que enquadrariam os indivíduos ao sistema social, prevendo punições para os casos em que isso não ocorresse.
- Agentes de controle social: cabe a eles assegurar a conformidade do comportamento das pessoas a um conjunto de regras e princípios prescritos e aprovado nas sociedades.
- Aparelhos repressivos e ideológicos de Estado:
-> aparelhos repressivos de Estado: conjunto dos órgãos e instituições que estabelecem o controle social por meio da repressão ou da possibilidade de realizá-la.
-> aparelhos ideológicos de Estado: são as instituições que estabelecem o controle social por meio da difusão de determinadas ideologias e que atendem aos interesses daqueles que detêm o poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dinâmica da atmosfera

A atmosfera e os movimentos da Terra:  - A atmosfera é a camada de gases que envolve terra. - As camadas da atmosfera: a maior parte dos fen...