domingo, 19 de julho de 2020

Cultura e ideologia


  • Primeiras palavras:
- O termo cultura tem vários significados e uso, mas para a Sociologia ela é a base sobre a qual as sociedades humanas constroem seus diferentes modos de vida. É resultado de nossas ações sociais, a sua prática, os saberes e a sua aplicação resultam em um conjunto de conhecimentos que orientam nossa ação no mundo e nos permitem reconhecer, explicar e construir a realidade social. Entretanto a sua construção não ocorre de forma harmônica e igualitária. Cada grupo tem a sua ideologia. A cultura e a ideologia são conceitos que explicam a relação intrínseca entre pensamento e ação.


  • Cultura e vida social:
A palavra cultura é dinâmica e adquire vários sentidos de acordo com o contexto social e histórico.
- Cultura como juízo de valor e como produção social: a cultura muitas vezes produz uma hierarquização dos indivíduos e grupos, mas essa é uma visão típica do senso comum. A hierarquização resulta algumas vezes na discriminação de pessoas ou grupos sociais.
- O conceito de cultura e a Antropologia:a Antropologia é a disciplina que mais se dedica ao estudo da cultura.
-> O "bom" e o "mau" selvagem: Michel de Montaigne destacou-se por relativizar a civilização europeia diante das formas de organização culturais do Novo Mundo.
-> De acordo com o determinismo biológico, as diferenças entre as sociedades são explicadas com base nas características físicas da população.
-> Para o Determinismo geográfico, as características naturais da região causariam as diferenças entre as sociedades.
-> Para a Antropologia, as experiências históricas vividas em cada sociedade são fundamento das diferenças culturais.


  • Escolas antropológicas:
- Antropologia evolucionista: foi desenvolvida na Inglaterra. Para Tylor a cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem.
-> A escola evolucionista elaborou a primeira teoria social da cultura.
- Relativismo cultural: diferentes teorias sociais têm em comum o reconhecimento da diversidade cultural.
-> Difusionismo: caracterizou-se pela rejeição da unilinearidade, não acreditava em um desenvolvimento constante e ascendente das culturas defendidas pelos evolucionistas. Para eles a cultura era como um mosaico que diferentes sociedades criavam e difundiam práticas e saberes que seriam absorvidos por outros grupos sociais pelo contato entre seus membros.
-> Culturalismo: Franz Boas acreditava que o conceito de civilização central na teoria evolucionista, deve ser relativizado, pois depende dos parâmetros usados para sua definição. As diferenças culturais não indicariam uma hierarquia.
-> Funcionalismo: a cultura é um todo integrado, uma síntese de instituições responsáveis pela perpetuação da dinâmica social entre seus membros.
-> Antropologia estrutural: inspira-se originalmente na Linguística. Para eles a cultura é um conjunto de sistemas simbólicos (arte, religião, educação). Para Claude Lévi-Strauss, existem elementos universais nas diferentes culturas, que devem ser estudados pela Antropologia.
-> Antropologia interpretativa:  a cultura é um sistema simbólico. Seu principal representante foi Clifford Geertz, de acordo com o mesmo o comportamento humano é sempre simbólico, dependente de como os indivíduos percebem a si próprios e das ações que resultam dessa percepção.
-> Etnocentrismo e relativismo cultural: a rejeição às práticas culturais diferentes das culturas dominantes nas Ciências Sociais é chamada de etnocentrismo. As Ciências Sociais defendem o relativismo cultural, que é o oposto do etnocentrismo.


  • Ideologia e comportamento social: 
- Ideologia: conjunto de ideias e valores que orientam o comportamento e as decisões dos indivíduos e grupos  que constituem a ideologia.
- O conceito de ideologia como falsa consciência:
-> Para Marx existem duas esferas; a infraestrutura é a esfera da produção material, que produz bens que satisfazem as necessidades materiais. Já a superestrutura representa o conjunto das ideias, das leis, das religiões, da moral e das organizações políticas existentes em uma sociedade sintetizadas na figura do Estado.
OBS: Essas duas estruturas se relacionam mutuamente.
- Ideologia como visão de mundo:  para Gramsci a ideologia pode ser compreendida como visão de mundo, ou seja, um conjunto de perspectivas produzidas por diferentes classes sociais que se materializam nas práticas sociais ao mesmo tempo que são influenciadas por elas, formando um sistema de valores culturais. A ideologia representa o modo pelo qual cada grupo ou classe social atribui sentido a suas experiências no mundo.
-> Hegemonia: domínio de uma classe sobre as outras.
Obs: contra- hegemonia: ato de classe dominadas de construir sua própria visão de mundo.
-> Para Paulo Freire a ideologia dominante é incutida na mente e na prática dos indivíduos por meio do processo educacional.


  • Cultura e ideologia: 
- Estão relacionadas.
- As diversas faces da cultura:
-> Cultura erudita e cultura popular:
Erudita: práticas culturais produzidas para ou pela elite.
Popular: práticas culturais produzidas pelas classes dominadas.
Cultura de massa: transformação da cultura em mercadorias.


  • Indústria cultural e meios de comunicação de massa:
- Indústria cultural: grupo de empresas vinculadas à classe dominante que tem como função produzir cultura.
- Os meios de comunicação de massa: televisão, rádio etc.
- O processo de naturalização e de conformismo causam a alienação.
- Cultura, ideologia e identidade cultural no século XXI:
-> Sociedade da informação.
-> Revolução digital.
-> Cibercultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dinâmica da atmosfera

A atmosfera e os movimentos da Terra:  - A atmosfera é a camada de gases que envolve terra. - As camadas da atmosfera: a maior parte dos fen...