sábado, 18 de julho de 2020

Estética: a reflexão sobre a arte


  • O que é estética?
- Alexander Gottlieb Baumgarten acreditava que a estética era o conjunto das teorias da arte que discorrem sobre a poesia, a pintura, a escultura, a música e a dança. Essa ideia foi ampliada ao longo ao longo do tempo.


  • O julgamento de gosto:
- Para David Hume e Immanuel Kant, o julgamento estético tem por base o gosto, uma resposta que damos ao objeto por meio da apreciação pessoal e intransferível, essa resposta é de natureza emocional, estreitamente ligada a preferência e/ou aversões próprias de cada um. Hume admite existir um padrão universal de gosto, apesar de sustentar que a beleza e a feiura não são qualidades intrínsecas ao objeto.
- Kant e o prazer da apreciação:
-> Ele teorizou sobre a capacidade de criar julgamentos, entre eles, o juízo estético de gosto. É pelo gosto que julgamos um objeto ou representação de acordo com o prazer ou desprazer que pode nos causar. Não existe regras para a beleza. 
-> Apreciação desinteressada: não visa a aplicação de prática imediata.
-> Originalidade: o talento do artista está em fazer algo novo.
-> Exemplaridade: quando a originalidade do artista é reconhecida, sua inovação servirá de exemplo.


  • Aprimoramento do gosto:
- O refinamento do gosto estético se faz pela frequentação das obras.
- O discurso autorizado tem importância para que possamos entrar no universo artístico.
- Além do excesso de debate teórico, é fundamental a frequentação das obras que compõe a tradição e também das que estão surgindo.


  • Arte e conhecimento:
- A arte é um tipo de conhecimento do mundo e de nós mesmo. 
- A arte é aberta a múltiplas interpretações.
- Função naturalista: para Aristóteles a arte é uma invenção que idealiza a representação da realidade ao mostrá-la de modo mais nobre. 
-> No final do século alguns movimentos causaram a crise do naturalismo. 
-> Função pragmática: os artistas politizados recorrem à arte para envolver pessoas pelo que chamou de engajamento.
-> O pragmatismo na arte não é criticável, com a condição de não desviá-la de sua característica principal.
- Função formalista:
->Interessa o arranjo inovador das cores, formas e volumes.


  • As primeiras rupturas:
- A burguesia favoreceu a arte.
- Na Idade Média os temas predominantes eram de caráter religioso, na Idade Moderna os temas eram de caráter mítico.
- Com o tempo, a rigidez dos padrões acadêmicos passou a impedir a criatividade artística.
- A caminho da arte contemporânea: 
-> No fim do século XIX deram origem ao impressionismo.
-> A invenção da máquina fotográfica, representou um acontecimento significativo para a efervescência do contexto artístico do início do século XIX.


  • A arte na sociedade industrial:
-Deu-se a passagem da manufatura para o sistema fabril.
- Obras impressas: empresários cuidaram de expandir a distribuição.
- Surge o cinema: deu início ao movimento estético do expressionismo.
- Design:
-> escolas de artes e ofícios
-> Bauhaus: influênciou as artes (arquitetura, design etc.)


  • A arte na era da reprodutibilidade técnica:
- É necessário um olhar aberto para o novo.
- Valor de culto e valor de exposição: ressurgiu um forte "culto" em torno da obra, pois ela se dá à nossa percepção como um objeto único, realizado por um artista especial e apreciada pelo espectador único.
- A perda da aura: as mudanças no modo de percepção da arte expressavam as transformações sociais em curso.
- Benjamin e a aura:
-> unicidade: a obra é única por se encontrar em certo lugar e tempo.
-> originalidade: por não se tratar de uma cópia.
-> autenticidade: reconhecimento se realmente foi realizada pelo artista ao qual é atribuída.
OBS: a aura se dissolve com a possibilidade de reprodução decorrente das novas técnicas industriais, porque não mais se identifica o que é original e que é cópia.
- A indústria cultural:
-> Max Horkheimer e Theodor Adorno não eram otimistas em relação a massificação.


  • Reflexões sobre arte e poder:
- Antonio Candido alerta sobre a importância do contato com a literatura, esse bem incompressível, ao mesmo tempo que reivindica a disponibilidade à totalidade de manifestações artísticas em qualquer sociedade que se queira chamar de democrática.
- Política e micropolíticas:
-> coletivos culturais que visam à formação artística de grupos de baixa renda


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