sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

A produção de conhecimento histórico


- Nascimento e desenvolvimento da história:
-> A história é uma disciplina que estuda a vida humana em sociedade ao decorrer do tempo, já o historiador, tem a função de compreender ações, desejos, pensamentos, sentimentos e criações culturais em diversas sociedades e diferentes épocas.
-> No século XVI foram criados métodos para orientar a análise das fontes históricas, para distinguir os documentos falsos dos verdadeiros.
-> Novos rumos da história: apenas no século XIX a história passou a ser considerada ciência e tornou-se uma disciplina acadêmica. No século XX a história obteve um grande avanço.
- As fontes da história:
-> São considerados vestígios deixados pelas gerações passadas: registros escritos, monumentos, fotografias, pinturas, instrumentos de trabalho, joias, vestimentas e etc.
- Quem faz a história:
-> As mudanças na sociedade são causadas por sujeitos históricos, que podem ser indivíduos ou grupos.
-> Depois de muitas lutas, algumas pessoas que eram excluídas (Mulheres, negros, operários e etc), começaram a fazer parte da história.
-> A interpretação do passado: Os historiadores devem analisar com subjetividade as heranças históricas.
- Novas abordagens da história:
-> Preocupava-se em olhar os sujeitos comuns tanto quanto os considerados mais “importantes”.
->A realidade é socialmente construída e varia de acordo com as experiências vivenciadas pelos sujeitos históricos.
-> Não há nenhuma realidade universal.
- O valor da memória:
-> Não existe nenhuma sociedade sem memória.
-> A memória é construída por vestígios.
-O tempo:
-> A percepção muda de acordo com o tempo.
-> Os calendários impõem uma relação entre o tempo e a natureza.
- Os períodos da história:
-> Idade Antiga.
-> Idade Medieval.
-> Idade Moderna.
-> Idade Contemporânea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dinâmica da atmosfera

A atmosfera e os movimentos da Terra:  - A atmosfera é a camada de gases que envolve terra. - As camadas da atmosfera: a maior parte dos fen...