- Nascimento
e desenvolvimento da história:
-> A
história é uma disciplina que estuda a vida humana em sociedade ao decorrer do
tempo, já o historiador, tem a função de compreender ações, desejos,
pensamentos, sentimentos e criações culturais em diversas sociedades e
diferentes épocas.
-> No
século XVI foram criados métodos para orientar a análise das fontes históricas, para distinguir os
documentos falsos dos verdadeiros.
-> Novos
rumos da história: apenas no século XIX a história passou a ser considerada
ciência e tornou-se uma disciplina acadêmica. No século XX a história obteve um
grande avanço.
- As fontes
da história:
-> São
considerados vestígios deixados pelas gerações passadas: registros escritos,
monumentos, fotografias, pinturas, instrumentos de trabalho, joias, vestimentas
e etc.
- Quem faz a
história:
-> As
mudanças na sociedade são causadas por sujeitos
históricos, que podem ser indivíduos ou grupos.
-> Depois
de muitas lutas, algumas pessoas que eram excluídas (Mulheres, negros,
operários e etc), começaram a fazer parte da história.
-> A
interpretação do passado: Os historiadores devem analisar com subjetividade as
heranças históricas.
- Novas
abordagens da história:
->
Preocupava-se em olhar os sujeitos comuns tanto quanto os considerados mais
“importantes”.
->A
realidade é socialmente construída e varia de acordo com as experiências
vivenciadas pelos sujeitos históricos.
-> Não há
nenhuma realidade universal.
- O valor da
memória:
-> Não
existe nenhuma sociedade sem memória.
-> A
memória é construída por vestígios.
-O tempo:
-> A
percepção muda de acordo com o tempo.
-> Os
calendários impõem uma relação entre o tempo e a natureza.
- Os
períodos da história:
-> Idade
Antiga.
-> Idade
Medieval.
-> Idade
Moderna.
-> Idade
Contemporânea.
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