- Ciclo das rochas:
A Terra é um planeta em contínua transformação. No decorrer do tempo seus continentes se deslocaram, juntaram-se e se separaram.
- Rochas e minerais constituem a Terra: as rochas formam a parte sólida do planeta e compõem um ou vários minerais. Os minerais são formados por elementos químicos que podem ser encontrados na natureza em estado puro, mas em geral eles se combinam originando os minerais. Os agrupamentos de minerais dão origem as rochas.
- Rochas magmáticas ( ígneas): formam-se pela solidificação do magma (magmáticas intrusivas), apresentam cristais. Exemplos: sienito e gabro. As rochas magmáticas extrusivas ( vulcânicas ou efusivas) chegam em estado de fusão através de vulcões ou fendas na litosfera e, em contato com a atmosfera, resfriam-se mais rapidamente, na maioria das vezes não formam cristais visíveis a olho nu. Ex: basalto e riólito. Os metais fazem parte da composição dos minerais. As rochas magmáticas podem conter minerais metálicos, formando jazidas importantes do ponto de vista econômico, passando a ser chamado de minério.
- Rochas sedimentares: são originadas pela deposição dos detritos de outras rochas, pelo acúmulo de detritos orgânicos ou precipitados químicos, que sofrem compactação por pressão ou reações químicas, processo chamado diagênese. As rochas formadas pelo acúmulo de fragmentos de outras rochas são chamadas de rochas sedimentares clásticas ( detríticas). Exemplo: arenito. As que se formam por meio de processo químicos são chamadas de rochas sedimentares químicas. As que se formam a partir de restos de animais e vegetais são chamadas de rochas sedimentares orgânicas. Exemplo: carvão mineral. Nas rochas sedimentares pode conter vestígios fósseis de seres vivos e fontes de energia.
- Rochas metamórficas e o ciclo das rochas: originam-se a partir de transformações sofridas por qualquer outra rocha, quando submetida a novas condições de temperatura e pressão. Exemplos: quartzito, mármore e gnaisse.
- Formação do relevo: agentes internos e agentes externos: Agentes endógenos: tectonismo, vulcanismo e terremotos.
OBS: dobramentos:a parte côncava da dobra é denominada sinclinal, e a convexa é chamada de anticlinal.
- Por que ocorrem erupções vulcânicas e terremotos?
Vulcões: podem ocorrer por processo de subducção ( mergulho de uma placa sob outra) ou no interior das placas, em hot spots.
Terremotos: ocorrem quando as placas se chocam.
- Os agentes externos: as formas de relevo são constantemente modificadas em contato com a água e o ar.
-> Agentes externos:
Ventos: erosão eólica.
Rios: erosão fluvial.
Chuvas: erosão pluvial.
Mar: erosão marinha.
Geleiras: erosão glaciária.
-> Influência dos seres vivos sobre as formas de relevo: a erosão antrópica é realizada por seres humanos, causando grande modificação no relevo terrestre. Os relevos resultantes da ação antrópica são chamados de relevos tecnogênicos.
- Estrutura geológica: caracteriza-se pela natureza das rochas (origem e idade) e pela forma como estão dispostas. Os crátons constituem blocos de rochas antigas originadas nos éons Arqueno e Proterozoico. São divididos em escudos cristalinos e plataformas. Os escudos cristalinos (maciços) são formados por rochas cristalinas. As plataformas são superfícies cratônicas recobertas por camadas de sedimentos, como a Plataforma Sul-Americana. As bacias sedimentares são depressões formadas por sedimentos oriundos de áreas com maiores altitudes, estão associadas as jazidas de petróleo, carvão e gás natural. Os dobramentos são formados por rochas menos resistentes afetadas por intensos movimentos tectônicos. Os dobramentos modernos formaram altas cadeias de montanhas. Os dobramentos antigos formaram-se nos primeiros períodos geológicos.
O Brasil está contido na Plataforma Sul-Americana, que exibe três escudos cristalinos, rodeados por bacias sedimentares limitadas a ocidente com sistema andino e a sul com a Plataforma Patagônica. O território brasileiro abrange uma parte do escudo das Guianas e os escudos do Brasil Central e Atlântico, além de extensas coberturas sedimentares e uma pequena borda do cinturão andino falhado, na Serra de Contamana.
-> A análise sismográfica no Brasil: mesmo que o Brasil não esteja sujeito a fortes tremores ou atividades vulcânicas, os terremotos no país ainda são frequentes.
-> Os escudos cristalinos no Brasil: extensas faixas adjacentes às áreas cratônicas foram deformadas por movimentos orogenéticos configurando o denominado Ciclo Brasiliano, durante o qual aparecem sistemas de dobras e vales resultantes de falhamentos.
-> As bacias sedimentares: surgiram no fim do Éon Proterozoico, mas configuraram-se plenamente durante a Era Paleozoica, do Éon Fanerozoico.
- Riquezas minerais:
Ex: alumínio ( bauxita), ferro ( magnetita, hematita, itabirita etc.).
-> A distribuição dos minérios no Brasil: o Quadrilátero Ferrífero, abriga imensas jazidas de ferro e reservas de manganês . O Maciço do Urucum, guarda um dos maiores depósitos de manganês de todo o mundo.
-> A exploração dos recursos minerais no Brasil: as maiores jazidas de minérios metálicos estão na Província Xingu. A exploração contribui para o desflorestamento.
- Formas da superfície terrestre do mundo e do Brasil:
Os planaltos predominam um intenso processo de erosão.
As planícies são formadas em áreas onde predomina o processo de sedimentação.
As depressões absolutas são áreas continentais situadas abaixo do nível do mar.
As depressões relativas são superfícies formadas por processos de erosão, apresentando altitudes mais baixas do que o relevo circundante.
- Classificação do relevo brasileiro:
-> Os planaltos brasileiros: há planaltos em escudos cristalinos e planaltos em bacias sedimentares. As chapadas caracterizam-se como relevos residuais.
-> As depressões brasileiras: foram geradas pelo desgaste erosivo das massas rochosas menos resistentes
-> As planícies brasileiras: consiste em bacias de sedimentação recentes.
-> O relevo do litoral brasileiro: destacam-se os cordões arenosos, a sedimentação é resultante da ação dos ventos. A vegetação das dunas impede que elas sejam destruídas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário